Como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio

Consultoria Gestão Financeira
Com toda certeza, uma boa gestão financeira é uma das práticas mais importantes para as empresas. Sem dúvida, permite que a empresa tenha controle dos seus recursos financeiros, além de otimizar a aplicação deles nas atividades operacionais.

A gestão financeira, além de realizar a gestão dos ativos e passivos da empresa, é um elemento essencial para o sucesso do negócio, fornecendo subsídios para o planejamento estratégico e guiando a companhia para maximizar seus lucros.

Entenda com este artigo o que é a gestão financeira e suas principais características, assim como a estratégia para implementar uma boa gestão financeira do seu negócio.

O que é e para que serve a gestão financeira?

De uma maneira simples, a gestão financeira é o conjunto de processos, métodos e ações estratégias voltadas para estabelecer o controle, análise e planejamento das atividades financeiras de uma empresa.

Por isso, zelar pela entrada e saída de recursos, saldar os compromissos assumidos, pagar fornecedores e receber de clientes, desenvolver a análise de cenários e de indicadores de desempenho (KPIs), fazem parte desse conjunto de ações.

A partir disso, a gestão financeira trará uma visão ampla do negócio e da saúde financeira da empresa tanto no curto e médio, quanto no longo prazo. Também, como resultado de uma gestão financeira eficiente, a empresa obterá as seguintes vantagens:

  • Investir de forma assertiva para o crescimento do negócio;
  • Pagar em dia os compromissos financeiros assumidos;
  • Preservar o patrimônio empresarial com controle eficiente;
  • Desenvolver uma relação de parceria com os fornecedores;
  • Manter elevada a qualidade dos produtos e serviços;
  • Conquistar investidores pela forma que a empresa é gerenciada.

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Como fazer uma boa gestão financeira

Uma gestão financeira eficiente deve ser a meta de toda empresa, pois a partir dela é possível caminhar para o alcance dos objetivos estratégicos e expandir no mercado.

Veja a seguir as principais ações estratégicas a serem desenvolvidas para implementar uma gestão financeira eficiente:

1. Tenha um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o alicerce de uma gestão financeira eficiente. Por isso, deve ser desenvolvido, de forma criteriosa, para encontrar as melhores soluções para as atividades operacionais da empresa.

Visto que se trata de uma série de objetivos desmembrada em ações estratégias, é extremamente importante que as metas estipuladas estejam em sintonia com a situação atual do negócio e as condições de mercado.

Um detalhe de fundamental importância, é que junto do planejamento e implementação tem de existir o monitoramento e acompanhamento dos resultados (KPIs). Isso porque permite verificar se os objetivos estão sendo alcançados e corrigir possíveis desvios no processo.

2. Elabore um planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é uma estratégia eficiente para planejar as receitas, custos, despesas e investimentos que a empresa deseja realizar no futuro. Por isso, a empresa precisa ter ações assertivas e a tomada de decisão baseada em dados confiáveis.

Além disso, o plano orçamentário fornece os meios para uma análise de riscos e a otimização dos recursos financeiros. Desse modo, desenvolve os objetivos e estratégias para o futuro e mantém a empresa no caminho certo para alcançar os objetivos traçados.

Um bom planejamento orçamentário deve ser elaborado a partir do diagnóstico da empresa, para em seguida montar um plano otimizado de receitas, custos e despesas futuras com informações confiáveis e em tempo real.

3. Gerencie seus custos

A gestão dos custos é uma das estratégias fundamentais para assegurar a saúde financeira da empresa. Isso porque permite monitorar todos os custos e investimentos necessários para manter o funcionamento do processo produtivo.

Tendo esse acompanhamento, a política de preços da empresa é mais adequada e consegue garantir uma margem de lucro satisfatória. Além de permitir otimizar os processos e aproveitar oportunidades de mercado. Desse modo, fazendo uma boa gestão financeira.

Também é preciso estar atento para o sistema de custeio adotado na indústria, pois existem diferentes métodos (custeio variável, por absorção, ABC, etc.) e é preciso identificar o mais adequado ao seu tipo de negócio.

4. Monitore o estoque

O monitoramento do estoque é um elemento vital para uma boa gestão financeira, visto que evita tanto o excesso quanto a falta de produtos. Nesse sentido, é preciso um controle eficiente das entradas e saídas de mercadorias.

A partir da demanda de vendas dos produtos e o inventário do estoque atualizado, é fácil estabelecer a necessidade de reposição de itens, com mais precisão. Isso é de extrema importância, visto que permite reduzir os custos com armazenamento de itens.

Além de garantir que o estoque não ficará parado, gerando custos e comprometendo os resultados operacionais da empresa.

5. Invista em softwares de gestão

Para uma boa gestão financeira e operacional, a utilização de softwares de gestão empresarial é fundamental para otimizar processos e melhorar os resultados operacionais.

Atualmente, existem inúmeros softwares de gestão disponíveis, capazes de integrar toda a companhia (desde o comercial, passando pela indústria até o financeiro), conhecidos “ERP” (Enterprise Resouce Planning). Um bom exemplo é o ERP Protheus, de propriedade da empresa TOTVS, muito usado por nossos clientes – e, ao qual, temos profundo conhecimento.

Este é um sistema de gestão empresarial que permite automatizar rotinas e processos, além de facilitar a gestão do negócio. Isso porque realiza a centralização das informações de todos os setores da empresa em um único local, gerando relatórios muito mais completos e em tempo real – auxiliando na análise dos resultados do negócio.

6. Utilize linhas de créditos adequadas

Por falta de conhecimento, muitas empresas enfrentam dificuldades para conseguir linhas de crédito mais adequadas ao seu negócio e acabam se contentando com as que são oferecidas pelo seu gerente bancário.

O Brasil hoje conta com diversas instituições financeiras, cada qual com inúmeras opções de crédito disponíveis, disputando um mercado cada vez mais acirrado.

Por exemplo, os bancos de fomento como o BNDES e a Desenvolve SP, oferecem linhas de crédito para empréstimos, para atender necessidades pontuais de capital de giro. Assim como linhas de crédito de financiamentos para os projetos de investimentos.

Se você tem dúvida se as linhas de crédito que está utilizando ou que pretende utilizar são as mais adequadas ao momento atual da sua companhia, converse com uma consultoria especializada em captação de recursos, como é o caso da Albuquerque Paulo & Associados.

7. Treine seu time

É muito importante, quando se trata de gestão financeira, que todos os colaboradores estejam capacitados para executar com eficiência suas atividades. Uma vez que é por meio das atividades desenvolvidas por eles, que a empresa alcança seus objetivos.

Por isso, o gestor deve buscar estruturar a equipe de trabalho com profissionais de talento, que possam agregar valor para a empresa e contribuir com sugestões para melhoria dos processos organizacionais.

Agora que você já aumentou seus conhecimentos sobre gestão financeira, que tal colocar em prática agora mesmo no seu negócio?

A Albuquerque Paulo & Associados possui mais de 20 anos de experiência em gestão financeira para empresas de médio e grande porte de vários segmentos.

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