Perguntas frequentes - FAQ

FAQ – Página reúne as perguntas frequentes

Abaixo apresentamos as respostas para as principais perguntas relacionadas aos nossos serviços.

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FAQ- Eficiência Operacional

Perguntas frequentes - FAQ - Eficiência operacional

Todo nosso processo passa por 4 Estágios:


1º Estágio da Análise

Todo futuro cliente começa o seu relacionamento com nossa equipe comercial que, após mapear a necessidade, agenda uma reunião online entre a empresa e os especialistas da AP&A.

Dependo da complexidade do caso, uma segunda reunião presencial é marcada, desta vez para que os nossos consultores possam ter segurança da real necessidade da empresa.

Com a definição do escopo do projeto (elaborado por nós e validado pela empresa) a equipe comercial envia a Proposta de Trabalho detalhada e a minuta do Contrato de Prestação de Serviços.

2º Estágio de Estratégia

Com o negócio fechado é a vez do nosso time dar início ao setup da consultoria. Internamente dimensionamos a equipe e planejamos o roteiro que será seguido para que o projeto tenha sucesso, dentro do cronograma estimado na fase anterior.

Todas as etapas da consultoria e o acompanhamento da execução de cada tarefa é dividida com o cliente, que poderá acompanhar a evolução do projeto

3º Estágio de Implantação

É a fase “mão na massa”, onde a equipe dedicada ao projeto passa boa parte do tempo dentro do cliente, redesenhando e ajustando processos, implantando novas metodologias e controles, reparametrizando o sistema de gestão (ERP), treinando a equipe, etc.

4º Estágio da Acompanhamento

É a última e uma das mais importantes fases do projeto – costumamos chamar de “planejamento de saída da consultoria”.

É muito comum nos depararmos com gestores traumatizados ou que não confiam em empresas consultoria e, quando tentamos entender o motivo, a resposta é praticamente a mesma: “tudo funciona bem enquanto os consultores estão presentes, mas, logo após o término, tudo volta como era antes”.

Assim, para que isso jamais ocorra em nossos projetos, desenvolvemos uma metodologia própria, utilizada há vários anos e aprovada por diversos clientes, onde preparamos a empresa para “andar com as próprias pernas” após a AP&A não estar mais presente no dia a dia.

Para os serviços relacionados a eficiência operacional trabalhamos exclusivamente com indústrias de médio e grande porte. Não atendemos micro e pequenas empresas.

Sim, nossa consultoria em custos industriais é 100% eficaz tanto empresas que possuem estruturas preparadas para produtos fabricados em série ou aquelas que operam apenas sob demanda. Temos vários Cases de sucesso de ambas as situações.

Cobramos um valor fixo pelo projeto de acordo com a sua complexidade. Este pode ser parcelado durante os meses de execução da consultoria.

Sim, contudo não há necessidade de ser um sistema ERP renomado. Basta que ele atenda alguns requisitos mínimos para que a operação industrial possa funcionar corretamente. Hoje, a maioria dos sistemas do mercado disponibilizam módulos de PCP, MRP, OEE, Custos, Planejamento, etc.

Para qualquer ERP funcionar corretamente ele depende de uma parametrização bem-feita, de processos operacionais consolidados e de um time engajado. Nossa equipe conhece profundamente a maioria dos ERP disponíveis no mercado e oferece suporte para o ajuste dos processos operacionais e reparametrização do sistema, objetivando que o ERP entregue todo o seu potencial.

 

Em mais de 20 anos de história nos deparamos com os mais diversos sistemas ERPs do mercado, o que nos deixa bastante confortáveis em indicar àqueles que mais fazem sentido para a empresa. Contudo, independente do sistema, se ele atender aos requisitos mínimos de usabilidade para uma operação industrial, nossa equipe se debruçará para parametrizá-lo, a fim de entregar os melhores resultados para a companhia.

Sim, por um período após a conclusão do trabalho nossa equipe segue a disposição da empresa para sanar quaisquer dúvidas e/ou corrigir algum processo (PCP, Custos, Planejamento, etc.) que não esteja rodando perfeitamente.

Sim, nossa equipe poderá participar tanto da análise técnica dos equipamentos quanto dos estudos de viabilidade econômico-financeira. Caso haja intenção de financiar os equipamentos, a diretoria responsável por captações de recursos da AP&A poderá auxiliar a empresa a acessar as melhores linhas de crédito disponíveis.

 

Todo o processo seletivo é de responsabilidade dos nossos clientes. Contudo, nossa equipe poderá auxiliar o RH da companhia a avaliar tecnicamente o perfil dos candidatos finalistas e se eles têm conhecimento e desenvoltura suficientes para assumir a posição.

FAQ - Captação de Recursos

Perguntas frequentes - FAQ - Captação de recursos

Não, para captação de recursos atendemos empresas com faturamento anual a partir de R$ 20.000.000 (vinte milhões de reais), de todos os segmentos (comércio, indústria e serviços).

Para captação de recursos atendemos empresas de todos os estados brasileiros.

Cobramos um valor fixo inicial para elaboração do projeto financeiro, mais um percentual do financiamento na liberação dos recursos (success fee).

Não, a parte variável da nossa remuneração está atrelada ao sucesso do projeto. Portanto, se o projeto não for aprovado, nada será devido à AP&A.

Não, todos os trabalhos que apresentamos seguem as normas do BNDES, da Desenvolve SP e demais instituições financeiras. Não há nenhum jeitinho ou forma de burlar o sistema ou acelerar os processos.  Nenhuma taxa adicional é solicitada para o pagamento de colaboradores, parceiros, políticos ou funcionários destas instituições.

Somente aceitamos assessorar empresas após analisarmos sua capacidade de tomar o crédito e enquadramento nas políticas da instituição financeira (capacidade financeira, ausência de restrições fiscais, financeiras ou ambientais, disponibilidade de garantias, etc.).

Nosso papel aqui na AP&A é potencializar o limite de crédito, conseguir as melhores condições relacionadas a carência, prazo de pagamento e taxa de juros e negociar a redução da necessidade de garantias, tudo isso para empresas saudáveis e com condições de pleitear o crédito.

Não, tanto o BNDES, quando a Desenvolve SP e demais instituições financeiras não indicam e nem credenciam consultores para auxiliar nos seus financiamentos e empréstimos.  Portanto, nem a Albuquerque Paulo & Associados, assim como nenhum outro consultor do mercado é credenciado / homologado do BNDES, da Desenvolve SP e demais instituições financeiras.

Cuidado com os golpes! Caso se depare com qualquer pessoa se passando por parceiro credenciado, denuncie imediatamente.

Tudo depende da instituição que iremos pleitear os recursos e qual a sua finalidade. Geralmente linhas para “capital de giro” e “aquisição de máquinas e equipamentos” são mais rápidas do que linhas para investimento – construção civil e projetos especiais.           

Com base no histórico dos projetos dos nossos clientes, os prazos costumam variar de 30 a 120 dias.

Na maioria dos casos, nosso trabalho termina na liberação dos recursos.

Contudo, em casos em que há necessidade de comprovar a utilização do recurso (geralmente em projetos de construção civil ou algumas linhas específicas do BNDES, Desenvolve SP, FINEP, etc.), nossa equipe acompanha o cliente até a comprovação final – isso serve para que a empresa não sofra nenhum tipo de punição por não seguir o roteiro exigido.

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