PCP
Um bom Planejamento e Controle da Produção reduz erros e o desperdício de materiais, tornando sua operação mais rentável. O PCP permite planejar o que e como será feito cada produto, além de quanto tempo será gasto para realizar cada tarefa.
A ferramenta permite ainda organizar os recursos necessários (maquinário, pessoas e matérias-primas) de acordo com cada trabalho.
É por meio do PCP que uma indústria garante que os pedidos serão entregues no
prazo, nas quantidades e especificações corretas e com a máxima qualidade.
MRP
Fundamental para o funcionamento de qualquer indústria, o MRP (Manufacturing Resource Planning) é composto por duas partes.
O MRP I consegue prever a quantidade de materiais que serão necessários na linha de produção para atender a uma determinada demanda, já o MRP II prevê, com segurança, o prazo de entrega dos lotes de produção e é fundamental para sincronizar os fluxos de trabalho na indústria.
Além de toda organização e previsibilidade, através do MRP podemos extrair o real custo de produção, trazendo assim mais um indicador de extrema importância para empresa.
OEE
Você sabe dizer, com segurança, qual o nível de produtividade de cada equipamento da sua indústria?
Ou seja, em relação a capacidade máxima de cada equipamento, quanto realmente está sendo utilizado? Se esse índice não estiver sendo mensurado corretamente, é bem provável que o seu negócio não esteja dando o resultado esperado.
Negligenciar ou subestimar a importância do OEE é um dos principais ladrões de resultado que vemos nas indústrias.
Saber a disponibilidade, performance e qualidade do parque industrial é fundamental para obter o valor da taxa hora e, consequentemente, calcular o custo de mão-de-obra – itens obrigatórios para a formação correta do preço de venda.