Gerenciamento de crises: o que é e como lidar com elas?

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O gerenciamento de crises é um desafio para todas as empresas, independente de porte e faturamento. Isso porque a incerteza gerada afeta o crescimento dos negócios e dificulta o cumprimento de metas.

Gerenciamento de crises: Nos últimos anos, as empresas estão tendo de aprender a lidar com a crise mundial proveniente do Covid-19.  De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em torno de 600 empresas fecharam as portas no intervalo de 2 anos.

Ou seja, de 4,369 milhões de empresas no segundo trimestre de 2019 caiu para 3,788 milhões no segundo trimestre de 2021. Sem dúvida, entrou na pauta do dia de todas as empresas a busca pela sobrevivência nesse contexto de instabilidade e incertezas.

Entenda com esse artigo como realizar um gerenciamento eficiente das crises, bem como conheça as estratégias que podem ser utilizadas.

O que é gerenciamento de crises?

O gerenciamento de crises tem por objetivo minimizar os impactos negativos sobre os negócios, que podem ocorrer a partir de fatos previsíveis e situações não previstas. Sem dúvida, trata-se de um conjunto de métodos e ações para superar a situação de crise.

Os fatores que podem desencadear as crises são diversos e podem vir de diferentes frentes, afetando diretamente a empresa, tais como:

  • Não atendimento das crescentes expectativas dos clientes;
  • A dependência de outras entidades;
  • Dificuldade de acompanhar o avanço tecnológico,
  • A dinâmica acelerada do ambiente de negócios;
  • Gestão ineficiente e saúde financeira precária da empresa;
  • Problemas inesperados no processo produtivo;
  • Crise mundial que impacta todos os países em diferentes áreas.

Assim, é fácil perceber que são inúmeros fatores que podem causar uma crise nas empresas e que precisam ser avaliados com antecedência. Sem dúvida, quando são variáveis inesperadas é importante agir com rapidez para um diagnóstico do problema.

Tendo isso em vista, é importante trabalhar com vários cenários, de modo a avaliar as melhores alternativas a serem implementadas para solucionar a crise. Nesse sentido, um plano de emergência assertivo é o primeiro passo para enfrentar a situação de crise.

Por que a sua empresa precisa de uma estratégia de gerenciamento de crises?

Saiba que o gerenciamento de crises é uma situação que requer da empresa uma ação assertiva para superá-la, com a menor absorção de impactos possível. Por isso, independente do tipo de crise enfrentada pela empresa, o importante é o foco na solução.

Isso porque para vencer qualquer tipo de ameaça é necessário um plano de ação voltado para o gerenciamento da crise, desenvolvido a partir de um diagnóstico detalhado do que está acontecendo no contexto empresarial.

Desse modo, um bom plano de gerenciamento de crises tem de oferecer para a empresa os seguintes benefícios:

1.º – Controlar os impactos e minimizar os efeitos negativos da crise;

2.º – Mapear os riscos e levantar ações para minimizar os impactos, se vir a ocorrer;

3.º – Demonstrar responsabilidade para com os colaboradores e investidores, bem como com a sociedade como um todo, preservando a imagem da empresa;

4.º – Favorecer o alinhamento e agilidade das equipes de trabalho;

5.º – Melhorar o relacionamento com os fornecedores e parceiros;

6.º – Gerar condições para que o negócio supere a crise e possa crescer futuramente.

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Vejas as fases para um gerenciamento de crises

O gerenciamento de crises é um processo que consiste em várias etapas e envolve um mapeamento e diagnóstico preciso para lidar com a crise e seus impactos adversos. Em seguida, veja as principais fases para o gerenciamento de uma crise:

1º- Gerenciamento pré-crise

Nesta fase, o objetivo principal é evitar que uma situação de crise venha a ocorrer. Ou seja, é um mapeamento dos riscos que o seu negócio está exposto e qual o seu impacto sobre as atividades. Principalmente, a rentabilidade e a produtividade da empresa.

Além disso, é preciso desenvolver uma solução estratégica para cada risco identificado, pois de nada adianta conhecer o problema se não fizer nada para evitar que ocorra. Nesse sentido, é interessante desenvolver os seguintes procedimentos:

  • Mapeamento de riscos;
  • Avaliação dos riscos;
  • Solução estratégica;
  • Mecanismos de controle;
  • Planejamento de contingência.

2.º – Gerenciando em uma situação de crise

O gerenciamento de crise é implementado com o planejamento de contingência desenvolvido pela empresa. Nesse sentido, é importante envolver os colaboradores para que entendam o que está acontecendo e como agir.

Além disso, é muito importante ter redobrada atenção se a crise for proveniente de fatores imprevistos, como a crise do Covid-19. Nesse caso, cabe desenvolver um diagnóstico da situação, prever os cenários e elaborar um plano de contingência.

3.º – Gerenciamento pós-crise

O gerenciamento pós-crise consiste no monitoramento das medidas implementadas, bem como dos resultados obtidos. Ou seja, entender como conseguiram minimizar os impactos advindos da crise.

Além disso, cabe também desenvolver um novo plano de ação para restabelecer o ritmo normal das atividades e as perspectivas para o futuro dos negócios.

Com tudo isso, é importante ter em vista que as crises passam, mas as empresas precisam aprender a lidar com elas de forma assertiva. Para isso, nada melhor do que contar com uma consultoria especializada em gestão de crise para orientar nos melhores caminhos a serem seguidos.

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